sábado, 11 de junho de 2011

Transportes públicos mais baratos em Istambul

Istambul é uma cidade enorme e por isso é altamente necessário o uso dos transportes públicos para deslocações a várias partes da cidade. Istambul conta com uma excelente rede de transportes públicos: metro, autocarros, tramway, ferry-boats, táxis e mini-vans.

A melhor maneira de poupar dinheiro ao fim do mês é comprar um cartão de recarga de viagens - Cartão AKBİL, para o metro, autocarros, barcos e tramway. Pode comprar este cartão recarregável nos quiosques na rua e recarrega-lo nas várias estações de metro, tramway e nos portos dos barcos ferry-boats.

Este cartão custa 9 Liras. 1 Lira é a comissão do quiosque, e, 8 Liras podem-se reaver mais tarde se devolver o cartão em qualquer outro quiosque. Assim pode se quiser devolver o cartão mais tarde, reaver o seu dinheiro. Isto faz com que as pessoas não deitem o cartão fora e tomem bem conta dele.

Uma outra coisa boa acerca deste cartão é que pode ser utilizado um cartão para várias pessoas. Passando o cartão várias vezes no contador do transporte em causa - dependendo do número de pessoas que estão a viajar juntas.

Este cartão de transportes de Istambul faz com que tenha reduções nas viagens que podem ir de 0.10 cêntimos a 0.15 cêntimos de Liras. Por exemplo uma viagem de autocarro custa normalmente 1.75 se quiser pagar ao motorista. Mas se tiver este cartão pagará só 1.65 Lira. Ou seja, em 10 viagens poupa 1 Lira.

Cada vez que você usar o tramway, o metro ou barco no sistema de transportes públicos de Istambul, você precisará usar um token. Estes token são comprados nas máquinas de moedas.

Passe global de transportes públicos de Istambul: pode ainda comprar um passe global para todos os transportes públicos em Istambul, válido por um mês e que custa 100 Liras - viagens ilimitadas.

Outros tipos de transportes em Istambul
Dolmus - são carrinhas que o podem transportar de maneira rápida - express - sem paragens. A particularidade destas carrinhas é que transportam 8 pessoas. A carrinha parte quando encher de clientes. Por exemplo alguns percursos práticos são o dolmus desde Eminonu até Taxim e Nisantasi. As carrinhas dolmus custam de 2 até 4 Liras dependendo do destino.

Minibus - são autocarros pequenos que o transportam de uma maneira rápida. Este transporte é por empresas privadas, paga-se directamente ao motorista. Os preços variam de 1 até 2 Liras dependendo da viagem.

Táxis partilhados - há táxis express, ou seja, funcionam da mesma maneira que as carrinhas dolmus, mas neste caso transportam só 4 pessoas. O táxi parte quando estiver cheio. O preço das viagens varia de 3 a 5 Liras por percurso dependendo para onde vai.

Um comentário:

  1. Olá gostaria de saber qual a melhor maneira para se chegar ao Palacio Dolmabahce saindo de Sikerci. Obrigada. Ines

    ResponderExcluir